AVENTURA
29 | 06 | 2011 19.37H
É já na madrugada desta quinta-feira, 30 de Junho, que um grupo de seis experientes pilotos, repartido por três aviões ultra ligeiros, descola do Campo de Voo de Benavente para uma original viagem pelos céus da Europa, ligando o Cabo da Roca, em Portugal, ao Cabo Norte, na Noruega.
Após vários meses de preparação, os seis pilotos portugueses atravessarão a partir de amanhã os céus de Espanha, França, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega.
A etapa inaugural inclui a simbólica passagem pelo Cabo da Roca, o ponto mais Ocidental do continente europeu, uma escala em Valladolid, em Espanha, e a sempre imprevisível passagem pelos Pirenéus.
Embora dependente das condições climatéricas, a cidade francesa de Le Mans deverá ser o ponto de chegada deste primeiro dia de viagem. Na sexta-feira, a segunda etapa deverá compreender mais duas a três escalas, respectivamente em França, na Bélgica e Holanda.
Com capacidade para 2 pessoas, autonomia de 750 milhas náuticas e uma velocidade de cruzeiro de 130 nós, o Dynamic WT9 é um avião escolhido para o efeito. Seguro, fácil de manobrar e com um consumo particularmente baixo face às velocidades de cruzeiro conseguidas: apenas 15 litros por hora.
Paulo Amaral, Paulo Pereira, Hélder Guerreiro, Pedro Dias, Jorge Mendinhas e Miguel Gomes são os seis aventureiros que esperar traçam este objectivo com sucesso.