quarta-feira, 26 de outubro de 2011


Infraero investiga se avião colidiu 

urubu antes de pouso na PB




A superintendência do Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, investiga a colisão ocorrida entre um avião da Gol e uma ave na tarde da terça-feira (25), no percurso entre Recife e Campina Grande. Segundo o superintendente José Nilson da Silva, mecânicos e o piloto do voo 1818 constataram que havia uma mancha de sangue no bico da aeronave. Já segundo a comerciante Arlene Farias, moradora do bairro do Mutirão, um urubu caiu morto no quintal de sua casa no mesmo horário em que o avião se preparava para pousar na cidade.
O voo saiu do Rio de Janeiro, com escala em Recife e destino final em Campina Grande marcado para as 13h40. A comerciante informou que ouviu o barulho do choque entre o avião e o urubu e, em seguida, se deparou com o animal já morto por volta das 13h30. Segundo Nilson José, a fuselagem do avião não sofreu nenhuma avaria e o piloto relatou que não percebeu nenhum tipo de choque, mas se o animal batesse na turbina poderia ter causado um acidente.
"Até pedimos a ajuda da população para identificar em qual momento do percurso aconteceu o incidente. Temos todo interesse em investigar o caso. Não temos dúvida alguma de que houve colisão, mas, como o piloto não viu, a gente precisa saber onde, que tipo de ave e como foi até por questão de segurança aeroportuária", comentou o superintendente.
Na região onde dona Arlene mora existe um lixão. Segundo ela, a maior preocupação é de que os urubus que circulam pela região provoquem um acidente devido à proximidade com o aeroporto. Ela disse que enterrou o urubu. Segundo Nilson José, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) já pediu providências à Justiça com relação ao lixão.
"Há um processo judicial junto ao Ministério Público Federal. Defendemos a criação de um aterro sanitário em Campina Grande. O lixão não é problema do aeroporto, mas da cidade que está contrariando toda a legislação ambiental e ponto em risco a segurança dos nossos voos", completou.
Com relação à reinvidicação, o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Fábio Almeida, informou ao G1 que o aterro sanitário já está em funcionamento no município de Puxinanã, na região metropolitana. A previsão é de que a Prefeitura de Campina passe a destinar os resíduos para o local em 15 dias. Segundo Fábio, falta apenas concluir a obra de acesso ao aterro.

fonte:globo

terça-feira, 25 de outubro de 2011


Piloto americano que causou tragédia da Gol foi reprovado duas vezes em teste


O piloto norte-americano Joseph Lepore, que comandava o jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol em 2006, deixando 154 mortos, foi reprovado, por duas vezes consecutivas, em um teste para pilotar outro tipo de avião e terminou não conseguindo a licença para aquela aeronave.
Segundo a Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, Joseph Lepore e Jan Paul 
Paladino cometeram vários erros a bordo do jato, que levou à colisão com o avião da Gol. No processo criminal contra eles, instaurado pelo Ministério Público Federal, a defesa alega que ambos tinham vasta experiência e eram ótimos profissionais. 
O perito em aviação Roberto Peterka contesta a afirmação: 
“A defesa alega que Lepore tinha vasto conhecimento anterior em aeronaves semelhantes ao Legacy, o que não é verdade. Ele foi copiloto de uma aeronave pouco semelhante ao Legacy e, quando fez o teste para ser comandante, em 1998, reprovou duas vezes”, explica Peterka.
Os laudos ainda comprovam que o piloto acabou ficando sem a licença para ser comandante de aeronaves do tipo BAe Jetstream 41. Peterka afirma que esse modelo de avião é bem diferente do jato que pilotavam no momento do acidente:
“Os aviões não são semelhantes em quase nada. Além de ter reprovado nestes testes, Lepore não completou o número total de horas na posição de comandante do Legacy, exigidas pelo FAR61 (órgão que estabelece as horas de treinamento exigidas para receber a licença para pilotar um determinado tipo de avião)”, declara.
O processo criminal contra os pilotos norte-americanos está correndo na segunda instância no Tribunal Regional Federal (TRF), em Brasília.  Rosane Gutjahr, diretora da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, diz que espera uma punição efetiva no TRF. Na primeira instância do processo criminal, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino receberam pena revertida em serviços comunitários. 
"Espero que agora, na segunda instância, a sentença seja de pena máxima e condizente com as 154 mortes que eles provocaram, dentre elas de meu marido, Rolf Gutjahr", declara Rosane.

fonte: jornal do brasil

domingo, 16 de outubro de 2011


Felipe deixa medo de lado e volta ao

Rio como 'navegador' de aeronave

Os três pontos computados na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, fora de casa, e a aproximação com os líderes do Brasileirão fizeram os jogadores do Flamengo voltarem para o Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo, com tranquilidade na bagagem. Atração à parte nos voos do time por conta de seu medo de avião, o goleiro Felipe ganhou um presente da tripulação da aeronave: uma visita à cabine de comando. Acostumado a sentar na janela mais próxima da saída de emergência, o jogador comemorou seu novo assento.

- Lá na frente é muito mais tranquilo. O comandante me explicou muita coisa e vi que voar é mais tranquilo do que eu sempre imaginei. Continuo com medo, mas se as viagens fossem sempre assim seria muito mais tranquilo para mim. O comandante falou que eu seria o navegador dele, respondi que por mim ele fugiria de todas as nuvens e que se eu visse um raio iria empacotar lá dentro mesmo - relatou ao site oficial.
Flamengo volta ao Rio com Felipe como "navegador" do avião (Foto: Divulgação/FlaImagem)Enquanto o goleiro enfrentava a fobia de voar, os outros atletas e membros da delegação conversavam. Alguns aproveitaram a viagem para jogar cartas. A próxima partida do Flamengo acontece nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), contra o Universidade de Chile, pela Copa Sul-Americana, no Engenhão. Pelo menos, Felipe não precisará entrar em uma aeronave.

fonte: globo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Formação de Piloto Financiada pelo

Santander

A Azul Linhas Aéreas, o Santander e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul fecharam uma parceria para o financiamento do curso prático de formação de pilotos. O crédito pode ter até 60 meses. O anúncio foi feito hoje, em teleconferência com a imprensa. "O mercado de pilotos ainda não está
com falta de mão de obra, mas as projeções indicam que se nada for feito, nos próximos anos vai faltar", disse o comandante Álvaro Net, diretor de operações da Azul, ressaltando que se trata da primeira iniciativa no Brasil com possibilidade de financiamento do curso prático. Para suprir suas necessidades, a Azul já repatriou cerca de 70 pilotos que estavam no exterior.

Um curso prático de piloto custa em torno de R$ 55 mil. Segundo Daniel Mitraud, gerente executivo do Santander Universidades, não há hoje no Brasil oferta de financiamento para esse público. "No máximo, se consegue parcelar em poucas vezes no cartão ou com cheque", disse na teleconferência. O juro cobrado pelo banco será de 1,89% ao mês.

Segundo números citados pelos executivos na teleconferência, de cada 500 pessoas que se inscrevem para curso de pilotos, apenas 50 conseguem se formar. A expectativa é de que, com a possibilidade do financiamento, ocorra "aumento substancial" na formação de pilotos.

Um dado citado pelo executivo da Azul indica que o mercado vai precisar de mais profissionais nos próximos anos. Cada avião que a companhia aérea coloca no ar precisa de 14 pilotos para que ela esteja sempre operando. Até o final de 2011, a companhia terá mais 10 aviões (ou seja, mais 140 profissionais serão necessários). Em 2012, a empresa estima que vai precisar de 150 a 180 pilotos.
Para obter essa linha de financiamento, o aluno passa por processo seletivo da própria Azul, antes de receber o dinheiro do Santander. Com o término do curso, eles podem ingressar como copilotos da companhia aérea.

As condições desse empréstimo são exclusivas da PUC do Rio Grande do Sul, mas o executivo do Santander diz que a linha está aberta para outros interessados e universidades, mas com condições diferentes. O prazo se mantém em 60 meses, mas o juro fica na casa dos 3% ao mês. O banco espanhol tem parceria com 406 universidades no Brasil.

O professor Elones Ribeiro, diretor da faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, destaca que para formação teórica de pilotos, como um curso de bacharelado, há financiamento disponível, incluindo a linha do governo ProUni. "A parte prática da formação do piloto é que ainda não tinha", disse ele. Na faculdade gaúcha, há o ingresso de cerca de 60 alunos por semestre.

Fonte: Agência Estado

sábado, 8 de outubro de 2011

Deputado diz que tráfego aéreo atrapalha os voos de seu avião


ex-governador de minas gerais, o deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG), que integra a Comissão de Viação e Transporte, se queixou o tráfego aéreo nacional pela demora ao embarcar e desembarcar nos aeroportos de São Paulo e Brasília com seu avião particular, com capacidade para seis lugares, como informou "O Globo" desta sexta-feira. Perguntado se não considerava seu problema menor diante dos vivenciados pelos usuários comuns dos aeroportos, respondeu que "não é privilégio nenhum ser dono de avião. Todo mundo reclama. Não sou só eu".

"Tenho sofrido muito por ter avião particular. Vou ter que ir de ônibus ou de avião de carreira?! Viajar no meu próprio avião é um problema. É uma enorme fila - disse Newton Cardoso em reunião da comissão na semana passada", disse Newtão, como é conhecido na Câmara, é um dos deputados mais ricos do país.

Reclamando da uma fila de aviões, o deputado disse que é preciso esperar no mínimo 30 minutos para descer em Brasília e 40 minutos em São Paulo. Newton Cardoso defendeu a demissão do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Guaranys, sobre a declaração que ele teria dado de que é desnecessário construir outro aeroporto em São Paulo. O deputado disse que o Brasil não tem como sediar a Copa. "Não temos condição. Ou suspende a Copa ou o governo faz aeroportos".





Fonte: SRZD

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pai de Herbert Vianna sofre acidente de ultraleve

Em fevereiro de 2001, Herbert Vianna e sua mulher sofreram um acidente com um ultraleve em Angra dos Reis. A aeronave, pilotada por Vianna, caiu no mar. Lucy morreu afogada e o músico ficou paraplégico
O brigadeiro-do-ar da reserva Hermano Vianna, pai de Herbert Vianna, músico do grupo Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de ultraleve ao tentar pousar no Clube Esportivo de Ultraleves, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), por volta das 16h30 de hoje. Ele foi levado consciente ao Hospital da Força Aérea Brasileira (FAB), no Galeão (zona norte).
Segundo a assessoria de comunicação da Aeronáutica, Vianna ficará em observação por pelo menos 24 horas. As causas da queda da aeronave serão investigadas pela polícia.
Em fevereiro de 2001, Herbert Vianna, então com 39 anos, e sua mulher, Lucy Needhan-Vianna, de 36 anos, sofreram um acidente com um ultraleve em Angra dos Reis, no litoral fluminense. A aeronave, pilotada por Vianna, caiu no mar. Lucy morreu afogada e o músico ficou paraplégico.

Fonte:UOL

sábado, 1 de outubro de 2011

Avião colide com roda-gigante



Avião ficou preso em roda gigante
Um pequeno avião ultraleve colidiu este sábado com uma roda-gigante de uma feira numa pequena cidade na Austrália, ficando preso na estrutura com o piloto e um passageiro a bordo.

Duas crianças estavam na altura na roda e foram resgatadas sem ferimentos.

Segundo as primeiras investigações, o avião não ganhou força suficiente para descolar numa pista próxima do parque de diversões, e colidiu com a roda-gigante do povoado de Taree, a 250 quilómetros de Sydney. 

Piloto morre em show de acrobacias aéreas em Curitiba e sua filha assiste.



CPV Spotter News: [GOL Linhas Aéreas] Mudanças na malha em CPV

CPV Spotter News: [GOL Linhas Aéreas] Mudanças na malha em CPV: A GOL Linhas Aéreas está readequando sua malha aérea e em virtude dessa readequação alguns voos estarão sendo cancelados e outros recolado...

Helicóptero que realizava resgate de vítima de acidente grave no Anel Rodoviário cai em Belo Horizonte.

  crédito: Wellington Barbosa/EM/D.A. Press Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), envolvido no resgate de uma vítima do sério ...