sexta-feira, 29 de julho de 2011

Primeiro avião impresso do mundo

Primeiro avião impresso do mundo







Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, projetaram, construíram e voaram o primeiro avião impresso do mundo.Avião impresso e de encaixar
O SULSA (Southampton University Laser Sintered Aircraft) é um pequeno avião não-tripulado cuja estrutura completa foi construída em uma impressora 3D, semelhante às usadas em sistemas de prototipagem rápida e fabricação aditiva.
As diversas peças do avião foram projetadas de forma a poderem ser encaixadas umas nas outras, dispensando parafusos e rebites - ou seja, além de ser impresso, o avião pode ser montado sem exigir nenhuma ferramenta.
O SULSA tem uma envergadura de dois metros. Seu motor elétrico conseguiu levá-lo a uma velocidade de 160 km/h. Em velocidade de cruzeiro seu voo é quase totalmente silencioso.
Antigas ideias da aviação
Toda a parte estrutural do avião, incluindo corpo, asas e superfícies de controle, foram impressas em um equipamento de sinterização a laser, usado para fabricar peças de metal ou plástico.
Essa técnica de fabricação permitiu que os engenheiros explorassem algumas ideias antigas para a construção de aviões, mas que eram impraticáveis ou caras demais para serem usadas com as técnicas tradicionais de fabricação de aeronaves.
"Uma dessas ideias é o uso de uma estrutura geodética. Esse tipo de estrutura foi desenvolvido por Barnes Wallis e usado nos bombardeios Vickers Wellington em 1936. Essa forma de estrutura é muito firme e leve, mas muito complexa.
"Se ela fosse construída com os métodos convencionais, ela exigiria um grande número de peças ajustadas individualmente, que depois teriam que ser coladas ou parafusadas," explicou o professor Jim Scanlan, um dos idealizadores do projeto.
"Outro benefício para o projeto que a sinterização a laser permitiu foi o uso de um desenho elíptico da asa. Os especialistas em aerodinâmica sabem há décadas que asas elípticas têm benefícios quanto ao arrasto," explica o Dr. Andy Keane, outro membro da equipe.

FONTE: www.inovacaotecnologica.com.br

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Acampamento de Aviação para Crianças Faz Sucesso nos EUA



A notícia vem de Mason City, Iowa, EUA. Mais de 115 crianças foram voar no aeroporto de Mason City durante um acampamento de aviação neste fim de semana.

Esse foi o sexto ano consecutivo que a Associação de Aeronaves  Experimentais (EAA) patrocinou o evento das Jovens Águias. A EAA tem diversos pilotos voluntários que ofereceram às crianças passeios de 15 minutos em diferentes aviões. Os que compareceram ao aeroporto tiveram a oportunidade de aprender como os aviões voam e como as equipes de terras atuam nas várias categorias de aeronave.

Doyle Teachy, piloto voluntário da EAA, disse: "Eles não param de falar sobre essa experiência maravilhosa que os deixa interessados em voar, e a finalidade é esperar que essas crianças mais tarde tirem seus brevês de piloto e aprendam a pilotar".


Cada criança também teve seu nome registrado no maior Diaáio de Bordo do mundo e ganhou um Certificado de Espírito de Voo. O evento foi gratuito para todos os participantes.

Poderíamos usar este exemplo aqui em Campina Grande.

Avião militar cai no Marrocos


Segundo agência oficial, 78 das 81 pessoas a bordo morreram quando o C-130 chocou-se com uma montanha no sul do país

Um avião militar marroquino caiu nesta terça-feira no sul do país, disse a agência oficial de notícias MAP, deixando 78 mortos ao chocar-se com uma montanha quando se preparava para pousar durante o mau tempo. Segundo a agência, há três sobreviventes do acidente com o C-130 Hercules, que aconteceu a 10 quilômetros a nordeste de Guelmim, ao norte do disputado território do Saara Ocidental.
Foto: AFPAmpliar
Avião militar que caiu em Goulmin, no sul do Marrocos, era do modelo C-130 Hercules
A aeronave estava com membros das Forças Reais Armadas e ia de Dakhla, no disputado Saara Ocidental, para Kinitra, no norte do país, com escala em Guelmim.
De acordo com a MAP, o avião levava 60 militares, 12 civis e nove tripulantes. Também segundo a agência, esse é o acidente aéreo mais mortal de Marrocos em anos.
Guelmim está a mais de 600 quilômetros a sudoeste da capital Rabat. O Marrocos tomou da ex-colônia espanhola o controle do Saara Ocidental, que é rico em minerais, em 1979. A população saharawi quer estabelecer a região como um Estado independente.
Forças de paz da ONU estão no local desde 1991, e a organização reivindicou um referendo, mas o Marrocos propôs em vez disso uma ampla autonomia para a população estimada de 500 mil que vive no Saara Ocidental.
*Com AP e Reuters
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/

Postado por: Cmdt Jefferson Aprigio

terça-feira, 26 de julho de 2011

Cachorro invade pista e paralisa aeroporto de Salvador por 8 minutos

Um cachorro invadiu uma pista do Aeroporto Internacional de Salvador na manhã desta segunda-feira (25) e deixou o local interditado para voos por oito minutos, entre 7h53 e 8h01, de acordo com a assessoria do aeroporto. 

Uma aeronave teria arremetido por conta da presença do animal, de acordo com agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador, que foi chamada ao local após ter sido constatada uma "movimentação" na região.

A assessoria do aeroporto nega essa informação e alega que não há registro de problemas com nenhum voo. O comandante do voo 4208 da Companhia Azul, que pousou às 7h48, comunicou à torre de controle que havia um cachorro na pista. A assessoria não soube informar se ele teria avistado o animal antes de aterrisar. 

Funcionários do aeroporto não encontraram o cachorro. Mas, de acordo com agentes da Transalvador, a Infraero teria informado que o animal havia entrado na pista por uma brecha na cerca. 



Avião que seguia dos EUA para São Paulo faz pouso de emergência

Aeronave da American Airlines apresentou problemas na noite de domingo.

Avião teve de voltar a aeroporto em Dallas, Texas; ninguém ficou ferido.

Do G1 SP, com informações da Agência Estado
Um avião com 246 passageiros e 14 tripulantes da American Airlines fez um pouso de emergência após decolar do Aeroporto Internacional de Dallas, nos Estados Unidos, com destino a Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na noite de domingo (24).
A aeronave teve de voltar e pousar novamente em Dallas/Fort Worth, 12 minutos após a decolagem. Ninguém se feriu.
Vídeos divulgados pelas redes CBS e NBC (clique nos links ao lado para assistir) mostram o avião retornando ao aeroporto.

Fonte: G1

sábado, 23 de julho de 2011

Avião atola em aeroporto de Passo Fundo, no RS

Passageiros foram encaminhados para as cidades de Chapecó e Porto Alegre  Foto: Felipe Franco/Especial para TerraPorto Alegre - Um avião da companhia aérea Avianca ficou atolado nesta tarde no aeroporto regional Lauro Körtz, em Passo Fundo (RS). Viajavam na aeronave 91 passageiros que embarcaram em São Paulo com destino a Porto Alegre. Após uma manobra errada no momento em que taxiava, o piloto colocou as rodas da aeronave sobre a grama, ao lado da pista. O avião ficou preso e deve ser retirado do local   apenas amanhã de manhã. Ninguém se feriu.

Aeronave pousou normalmente e, enquanto taxiava, teve o trem de pouso deslocado para fora da pista  Foto: Felipe Franco/Especial

O transtorno fez com que dois voos comerciais fossem cancelados. Os passageiros que rumariam nesta tarde a São Paulo na mesma aeronave serão conduzidos a Porto Alegre, onde pegarão um novo voo amanhã. A companhia Avianca informou que está conduzindo seus passageiros a hotéis de Passo Fundo

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Para descontrair


E justamente no dia do voo no aeroclube...

Pô São Pedro! huahuahuahua


Postado por: Cmdt Jefferson Aprigio

Você sabe oquê é um Microburst ?


MICROBURST


O microburst é uma corrente descendente violenta com ventos divergentes após tocar o sólo em sentido contrario do tornado que geralmente gera ventos convergentes. Existem dois tipos de microbursts: microbursts molhado e secos. Eles passam por três fases no seu ciclo de vida: o Downburst explosão, e as fases de amortecimento. A escala e a rapidez de um microburst torna-se um grande perigo para as aeronaves, devido ao baixo nível de cisalhamento (tesoura) do vento causado pela sua frente de rajada, com vários acidentes com vítimas fatais em aproximações.





A microburst tem frequentemente fortes ventos que podem derrubar árvores. Eles geralmente duram alguns segundos. o Brigadeiro Hofmann explica que o principal erro de um piloto que passa por um microburst em uma aproximação é reduzir potência dos motores uma vez que é enganado pelas indicações da VI Velocidade Indicada, ocorre que após esta redução a aeronave estará no centro do Microburst e receberá ventos não mais de proa e sim verticais de cima para baixo que torna a aproximação crítica com perda de altitude e sustentação, agravando os fatos na seqüência a aeronave receberá ventos fortissimos de cauda que acabam por impedir qualquer procedimento de pouso. Os microburst são muito perigosos e devem ser informado pelo controle e as aeronaves modernas dispõe de alarmes para este fenômeno.





Veja o episidosio de Mayday! Desastres Aéreos | Tempestade Mortal onde é relatado o vôo 191 da Delta Airlines que caiu quando se aproximou do Aeroporto Dallas Forth Worth após entrar num 
Microburst






Fonte:arquivoa eronautico / Mundo fox

Postado e editado por: Cmdt Jefferson Aprigio

domingo, 17 de julho de 2011

Pilotos relataram falhas graves em empresa de avião que caiu



Um caderno de anotações de pilotos da empresa Noar indica problemas que aeronaves tinham antes do acidente da quarta-feira, quando um avião caiu em Pernambuco e 16 pessoas morreram. Os pilotos afirmam nos relatos que a potência dos motores não passava de 60% em algumas decolagens, o que era considerado por eles como grave, luzes de emergência estavam queimadas, entre outros problemas. As informações são do Fantástico.
Em outro relato, o comandante afirma que um copiloto, que viajava como passageiro, observou que uma porta do trem de pouso aparentava que iria abrir. Segundo a reportagem, o caderno contém 75 anotações entre 3 de novembro de 2010 e 9 de julho. O piloto Rivaldo Cardoso, que morreu no acidente, também fez relatos no caderno. A Anac suspendeu os voos da empresa para examinar as denúncias da TV.
O acidente
Um avião bimotor turboélice, modelo L-410, também conhecido como LET, com capacidade para 19 pessoas, fazia o percurso Recife-Natal quando caiu na manhã da quarta-feira.
A aeronave caiu em um terreno baldio próximo à avenida Boa Viagem e deixou 16 mortos. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave havia acabado de decolar do aeroporto de Guararapes quando a tripulação declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. Contudo, A aeronave caiu, pegou fogo e nenhum dos passageiros e tripulantes sobreviveu.
FONTE: TERRA

sábado, 16 de julho de 2011

Aeronave da NOAR (PR-NOB) a menos de um ano em rota Maceió-Recife.

O modelo LET 410 tem histórico de 104 acidentes


O mais grave envolvendo o LET 410 aconteceu na Rússia, matando 24 pessoas. No Brasil, já houve um no Rio de Janeiro, com 19 mortes. Piloto se queixava de problemas nos motores dos aviões da empresa nordestina

O modelo de aeronave que caiu na manhã desta quarta-feira (13), após decolar do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, já possui histórico de um acidente com 19 mortes no Brasil, ocorrido em 2006.

A tragédia envolvendo o LET 410 da companhia aérea TEAM aconteceu durante um voo que decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a Macaé, no interior do estado. O avião atingiu uma região montanhosa da Serra de São João ao enfrentar um mau tempo. Na ocasião, não foi constatada falha no equipamento.

O LET 410 é um turbo-hélice de fabricação tcheca, projetado em 1966. Segundo a Fundação internacional de Segurança de Voo, até hoje, foram registrados 104 acidentes com este tipo de aeronave em todo o mundo. O mais grave ocorreu em 1993, na Rússia, quando um LET 410 operado por uma empresa local caiu após decolar com sobrepeso de 850 kg, matando 24 pessoas. Outra tragédia, de causas ainda desconhecidas, aconteceu em 2003, no Haiti. Segundo informações da organização internacional, o piloto da Tropical Airways pediu para retornar ao aeroporto da cidade de Cabo Haitiano por problemas na aeronave, mas ela caiu em um canavial ao fazer o retorno, matando os dois tripulantes e os 19 passageiros.

Piloto reclamava de falhas nos motores

O piloto do voo da empresa Noar, que caiu no Recife, matando 16 pessoas, estava substituindo um colega que não pôde trabalhar. Sem dar mais detalhes, o irmão do comandante disse que ele se queixava de problemas nos motores das aeronaves da Noar.
  
O colunista de aviação do caderno Vrum, do Estado de Minas, Antônio do Nascimento, diz que ainda é muito cedo para apontar uma possível causa da queda, mas que é certo que houve falha do equipamento. "Uma série de fatores pode ter contribuido para o acidente, mas houve uma falha mecânica, que pode ter sido causada por problemas no abastecimento, por exemplo", informa. Ele diz que antes do primeiro voo do dia é necessário drenar o tanque de combustível do avião (com capaidade para 1.290 litros) para que o combustível não se misture com impurezas e água e se isso não for feito com cuidado pode contaminar o combustível, levando a parada total ou parcial dos motores. "Geralmente os pilotos são instruídos a operarem a aeronave - em situações atípicas - com apenas um motor em funcionamento, mesmo que o avião esteja com carga máximo, porém, se estiver acima do peso, apenas um motor pode não segurar o voo", explica o colunista sobre uma das possíveis hipóteses.

O Comando da Aeronáutica informou a cronologia das ocorrências com a aeronave de matrícula PR NOB e os contatos com o órgão de controle de tráfego aéreo:

6h51min00s – decolagem da pista 18 do aeroporto do Recife.

6h51min55s – o piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que tentaria pousar na cabeceira 36, no sentido contrário ao da decolagem.

6h53min57s – o piloto informou que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

6h54min18s – perda do sinal da aeronave na tela do radar.

O LET 410 é usado em todo o mundo, essencialmente em voos regionais. Sua configuração de asas altas (acima da fuselagem) permite a operação em pistas curtas.
LET 410 possui capacidade para no máximo 20 passageiros (Reprodução da internet/fdmsecure.com/tortug/fleet.jsp)
LET 410 possui capacidade para no máximo 20 passageiros
Fonte desta noticia: http://www.vrum.com.br

Helicóptero que realizava resgate de vítima de acidente grave no Anel Rodoviário cai em Belo Horizonte.

  crédito: Wellington Barbosa/EM/D.A. Press Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), envolvido no resgate de uma vítima do sério ...