MICROBURST
O microburst é uma corrente descendente violenta com ventos divergentes após tocar o sólo em sentido contrario do tornado que geralmente gera ventos convergentes. Existem dois tipos de microbursts: microbursts molhado e secos. Eles passam por três fases no seu ciclo de vida: o Downburst explosão, e as fases de amortecimento. A escala e a rapidez de um microburst torna-se um grande perigo para as aeronaves, devido ao baixo nível de cisalhamento (tesoura) do vento causado pela sua frente de rajada, com vários acidentes com vítimas fatais em aproximações.
A microburst tem frequentemente fortes ventos que podem derrubar árvores. Eles geralmente duram alguns segundos. o Brigadeiro Hofmann explica que o principal erro de um piloto que passa por um microburst em uma aproximação é reduzir potência dos motores uma vez que é enganado pelas indicações da VI Velocidade Indicada, ocorre que após esta redução a aeronave estará no centro do Microburst e receberá ventos não mais de proa e sim verticais de cima para baixo que torna a aproximação crítica com perda de altitude e sustentação, agravando os fatos na seqüência a aeronave receberá ventos fortissimos de cauda que acabam por impedir qualquer procedimento de pouso. Os microburst são muito perigosos e devem ser informado pelo controle e as aeronaves modernas dispõe de alarmes para este fenômeno.
Veja o episidosio de Mayday! Desastres Aéreos | Tempestade Mortal onde é relatado o vôo 191 da Delta Airlines que caiu quando se aproximou do Aeroporto Dallas Forth Worth após entrar num
Microburst
Fonte:arquivoa eronautico / Mundo fox
Postado e editado por: Cmdt Jefferson Aprigio
Nenhum comentário:
Postar um comentário