O avião mais rápido já construído, Falcon HTV-2, caiu no Oceano Pacífico após 9 minutos no
espaço. Uma anomalia provocou a perda do sinal da aeronave, que foi lançada com a ajuda de um foguete da base aérea de Vanderberg (Califórnia). As informações foram passadas pela Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa dos EUA (Darpa), nesta quinta-feira.
O Falcon HTV-2 pode atingir velocidades 20 vezes superiores à do som. A previsão era que, após alcançar sua máxima velocidade, o avião retornaria para cair no oceano. Um grupo de especialistas vai analisar os dados do incidente.
A aeronave foi elaborada em 2003, resultante de um projeto do Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos) para criar um avião que chegasse a qualquer parte do mundo em menos de uma hora, e suportasse temperaturas de cerca de 2 mil graus centígrados.
Testes anteriores
Outro teste já tinha sido feito em abril de 2010, mas a missão terminou após nove minutos da decolagem. Houve uma anomalia técnica durante o lançamento. Depois disso, foram feitas mudanças no desenho e padrões de voo do HTV-2. Simulações de testes já foram realizadas com a aeronave, mas apenas testes reais podem descobrir se realmente o avião está preparado para as temperaturas e velocidades para os quais foi fabricado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário