terça-feira, 29 de novembro de 2011

MAY DAY MAY DAY avião da gol



Avião da gol declara emergência em São Paulo, e consegue pousar com tranquilidade.
Ouça o som da gravação 
  Audio 

Atenção o sbkgair não se responsabiliza pelo áudio aqui postado o mesmo foi retirado da internet. 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mundo Aviação Brasil: SALA DE AULA

Mundo Aviação Brasil: SALA DE AULA: Teoria de Voo -  Mínimos para uma Aproximação Estabilizada -  Vídeo sobre Marcações de Pistas e Aeroportos  -  novo - O que ...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

(CURIOSIDADES) Como funciona o vaso sanitário de um avião comercial?



Se você ler o artigo Como funcionam os vasos sanitários verá que, apesar da imagem negativa relacionada aos dejetos depositados ali, os vasos sanitários podem ser vistos como incríveis dispositivos!
O sanitário caseiro comum usa um vaso com água. Quando se dá a descarga, um sifão drena o vaso. A gravidade conduz a água para dentro de um tanque séptico ou um cano de esgoto.
O problema com esse modelo em um avião (ou trem, ônibus, barco, etc) é que o movimento do veículo não permite o uso de água, pois ela poderia vazar sempre que ocorresse qualquer turbulência. No caso do avião, não há vaso sanitário com água, então não se pode usar o sifão ou a gravidade para esvaziá-lo.
Vasos sanitários de avião usam um efetivo sistema a vácuo em vez de um sifão passivo e, por isto, são chamados toaletes a vácuo. Quando você dá a descarga, uma válvula é aberta no cano coletor e o sistema a vácuo suga o conteúdo do vaso para dentro de um tanque. O dispositivo de sucção é eficaz e, por isto, requer pouca água para limpar o vaso. A maioria dos sistemas de sucção aciona a descarga com apenas 2 litros de água (ou menos) se comparado aos 6 litros usados em um vaso sanitário econômico e até 19 litros em um modelo mais antigo.
Acontece que os toaletes a vácuo possuem muitas vantagens, inclusive para instalações comuns:
• utilizam pouca água;
• podem usar canos coletores com diâmetro muito menor;
• podem limpar em todas as direções, inclusive a parte de cima (como o sistema a vácuo não usa a gravidade para mover a água, não há nada que detenha a operação do cano coletor);
• o fato do cano coletor não precisar ficar sob o chão significa que não é preciso quebrar o piso para instalar novos vasos sanitários;
• podem ser instalados em qualquer lugar.
Fonte: How Stuff Works

quinta-feira, 17 de novembro de 2011


Piloto trancado no banheiro causa pânico no céu de Nova York
WASHINGTON — O piloto de um voo doméstico dos Estados Unidos ficou trancado no banheiro do avião em pleno voo, provocando pânico e um grande mal-entendido, depois que um passageiro "com forte sotaque estrangeiro" quis avisar o co-piloto do fato, noticiou esta quinta-feira o jornal New York Post.
O incidente aconteceu na quarta-feira, pouco antes de um voo da companhia regional Chatauqua Airlines, da Carolina do Norte (sudeste), aterrissar no aeroporto LaGuardia, em Nova York.
Preso no banheiro da aeronave, o piloto bateu na porta para chamar a atenção. Um passageiro que o ouviu tentou avisar o co-piloto, que ficou sozinho na cabine de comando.
Nervoso com a prolongada ausência do piloto, o co-piloto se negava a acreditar no passageiro, que explicava a situação através da porta da cabine e tinha um forte sotaque árabe, contou uma fonte anônima ao New York Post, que não especificou a nacionalidade ou a origem do passageiro.
"O piloto desapareceu e há uma pessoa com forte sotaque estrangeiro tentando entrar na cabine do piloto", disse o co-piloto usando um canal de áudio à torre de controle do aeroporto, que devia dar a permissão para o avião aterrissar.
"Disseram que o piloto ficou trancado no banheiro e, uh, alguém com forte sotaque estrangeiro (tenta) entrar na cabine", disse.
"Não estou pronto para deixá-lo entrar", contou, ainda sem acreditar no passageiro.
Em terra, a atitude do controlador de tráfego aéreo que acompanhou o avião acabou piorando a situação. Ele recomendou ao co-piloto que declarasse estado de emergência e pousasse o avião rapidamente. Caças da Força Aérea foram colocados em prontidão, mas não chegaram a decolar.
O mal-entendido durou vários minutos até que o piloto conseguiu arrombar a porta com defeito e voltou ao seu posto na cabine. O avião acabou aterrissando normalmente às 18H30 de quarta-feira (hora local).

Fonte:(AFP) 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ex-vereador morre durante pouso de avião

Um ex-vereador do município de Condeúba, a 150 km de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, morreu depois de pular de um avião monomotor que fazia um pouso forçado por volta das 21h desta segunda-feira (14). Agnaldo José Pereira, 44 anos, viajava em companha de um primo e de um irmão, que pilotava a aeronave.

De acordo com informações da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Cândido Sales), o avião modelo PR ZCM-RV 10 apresentou uma pane no momento do pouso em uma pista particular, que fica em uma fazenda do ex-vereador. Assustado com a dificuldade da aterrisagem, Agnaldo teria se jogado da aeronave antes da conclusão do procedimento de pouso.

De acordo com informações preliminares, Agnaldo teria sido atingido por uma das hélices do monomotor. Ele morreu na hora. A informação não foi confirmada pelos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, que foram enviados ao local.

Os outros dois familiares da vítima não sofreram ferimentos durante o pouso. Eles ficaram em choque com a morte do ex-vereador. A aeronavem sofreu pequenos danos.
Agnaldo era membro da ONG Voluntários do Sertão, que prestava assistencia a famílias no interior baiano. O corpo dele deverá ser velado na Câmara Municipal de Condeúba.

sábado, 12 de novembro de 2011

Avião militar é envolvido por 'bola' de aves durante pouso nos EUA


Cena ocorreu em aeroporto no estado do Arkansas.
Piloto da aeronave E-6B conseguiu pousar com segurança.

Um avião militar dos EUA foi "engolido" por um bando de aves quando se aproximava da pista do Aeroporto de Fort Smith, no estado do Arkansas (EUA). Apesar da cena "ameaçadora", o piloto da aeronave E-6B conseguiu pousar com segurança.
Avião militar dos EUA é quase 'engolido' por bando de aves.Avião militar dos EUA é quase 'engolido' por bando de aves. (Foto: Kaia Larsen/The Southwest Times Record/AP)

Aves são o maior risco para a aviação





A investigação dos acidentes aéreos foi o tema de um seminário promovido pela Justiça Federal no Pará, ontem de manhã, com a participação do brigadeiro do ar Carlos Alberto da Conceição, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), e do juiz federal substituto da 16ª Vara de Pernambuco, Marcelo Honorato. O evento foi realizado no auditório do prédio da Justiça Federal, no Umarizal, reunindo um grande número de juízes, promotores, auditores, advogados, procuradores e servidores da Justiça.
O juiz Sinval da Gama Filho, que coordenou o seminário, citou os riscos causados pelas aves em Belém, lembrando o caso de um boeing da Puma Air cuja turbina sugou uma ave este ano.
Presidente do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, com quatro mil horas de voo e 26 anos de atuação na área de prevenção, o brigadeiro Carlos informou que o impacto causado por uma ave, como o urubu, é de nove toneladas, e que esse é um dos grandes problemas enfrentados nos aeroportos do país.
Falando sobre o trabalho do Cenipa, que é o órgão principal do Sistema de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), ele citou o acidente com o voo 447, da Air France, como um exemplo do quanto se gasta com investigações e defendeu que é preciso investir mais em prevenção. Só com a busca dos destroços a quatro mil metros de profundidade, foram gastos 80 milhões de euros (R$ 191,4 milhões).
Quem aplica essa quantia em prevenção? Questionou o brigadeiro, destacando que, neste acaso, o objetivo da prevenção – “salvar vidas” – falhou, e 216 passageiros de 32 países e mais 12 tripulantes morreram.
Todo acidente tem várias causas e a prevenção requer a mobilização geral, desde o funcionário que abastece o avião ao piloto, até o dono da empresa. O trabalho de segurança de voo visa aumentar a atenção de todos os envolvidos nas operações e para isso as informações têm que ser compartilhadas, afirmou o brigadeiro. Ele lamentou que “não há estatísticas de vidas salvas, só divulgam as mortes”, citando casos de intervenções feitas pelo Cenipa que evitaram acidentes graves.
Os relatórios do Cenipa são usados somente para prevenção, não são usados para fins judiciais e de punição porque isso “fragiliza e causa descrédito no sistema, diminuindo a colaboração”, explicou o brigadeiro Carlos.
Um exemplo, citou, foi o caso da recusa dos operadores de voo em colaborar com o Cenipa, no caso do acidente do Legacy que se chocou como voo 1907 da Gol, com medo de punições. “Isso acaba com a prevenção”.
O juiz Marcelo Honorato falou sobre a investigação do Sipaer e a atuação do Poder Judiciário. Ele explicou que a Justiça “tem que ser autônoma, não pode usar o relatório da Aeronáutica por causa de tratados internacionais”.
Os relatórios para fins judiciais se baseiam nas investigações da Polícia Federal e em alguns casos da Polícia Civil, explicou o juiz.
(Diário do Pará)

Fonte:http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-145738-AVES+SAO+O+MAIOR+RISCO+PARA+A+AVIACAO.html

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Conheça o maior fã da GOL do Brasil.


Muito prazer, meu nome é Cláudio GOL!


Olá pessoal,
 meu nome é Cláudio e eu tenho 17 anos. Moro em Campina Grande, Paraíba e desde que vi um avião da GOL no aeroporto, há 4 anos, sou o fã mais fã de todos os fãs que existem dessa Companhia.  Foi amor à primeira vista. Eu olhei pra aeronave, ela olhou pra mim e pronto a GOL já estava no meu coração.
Desde os meus 13 anos pesquiso tudo o que posso sobre a empresa. Se não sei tudo, ouso dizer que devo saber quase tudo sobre a GOL.  Sou conhecido em peso no aeroporto da minha cidade e meus amigos só me chamam de Cláudio GOL ou somente GOL. Confesso que eu adoro e não passo um dia sequer sem usar algo laranja, seja uma pulseira ou um dos meus chaveiros personalizados!
Tenho uma coleção imensa de objetos e lembranças da empresa. Meu quarto é totalmente enfeitado de laranja e já passei por muitas aventuras que só aconteceriam a um legítimo fã.
A primeira vez que viajei de GOL foi para João Pessoa. Não tinha nada programado para fazer na cidade, minha vontade era só mesmo andar de GOL e conhecer o Boeing 737. Foi um dia maravilhoso!
Uma vez resolvi me apresentar ao pessoal da GOL em Recife e, claro, todos ficaram muito surpresos.  Passei mais de 24 horas acordado sem sair do aeroporto, observando todos os pousos e decolagens e conhecendo o pessoal de todos os turnos.
Meu grande sonho? Ser comissário de bordo! E você tem alguma dúvida de onde quero trabalhar?
Reportagem retirada do blog da GOL link oficial clique aqui  

sábado, 5 de novembro de 2011



Parnaíba sedia VIII Encontro Regional Aerodesportivo

Clube de Ultraleve do Piauí tem sede em Teresina, na estrada da Cacimba Velha
Compartilhar no Orkut


Desde ontem, sexta-feira (dia 04), que a cidade de Parnaíba está sediando o VIII Encontro Regional Aerodesportivo do Norte e Nordeste com encerramento previsto para amanhã, domingo. Cerca de 54 ultraleves participam do evento, que tem como organizador Ricardo Augusto Dantas, do Clube de Ultraleve do Piauí, e patrocinador Petrobrás Aviation.
O Clube de Ultraleve do Piauí tem sede em Teresina, na estrada da Cacimba Velha (Km 8). Parnaíba possui o Ilha Clube Aerodesportivo (ICARO), presidido pelo empresário Roberto Silva.
O Secretário Municipal do Turismo de Parnaíba, Arlindo Leão, esteve recepcionando os representantes em nome do prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, acompanhado do empresário Lívio Borges.

Fonte: http://180graus.com/

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Helicóptero que realizava resgate de vítima de acidente grave no Anel Rodoviário cai em Belo Horizonte.

  crédito: Wellington Barbosa/EM/D.A. Press Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), envolvido no resgate de uma vítima do sério ...