Se você ler o artigo Como funcionam os vasos sanitários verá que, apesar da imagem negativa relacionada aos dejetos depositados ali, os vasos sanitários podem ser vistos como incríveis dispositivos!
O sanitário caseiro comum usa um vaso com água. Quando se dá a descarga, um sifão drena o vaso. A gravidade conduz a água para dentro de um tanque séptico ou um cano de esgoto.
O problema com esse modelo em um avião (ou trem, ônibus, barco, etc) é que o movimento do veículo não permite o uso de água, pois ela poderia vazar sempre que ocorresse qualquer turbulência. No caso do avião, não há vaso sanitário com água, então não se pode usar o sifão ou a gravidade para esvaziá-lo.
Vasos sanitários de avião usam um efetivo sistema a vácuo em vez de um sifão passivo e, por isto, são chamados toaletes a vácuo. Quando você dá a descarga, uma válvula é aberta no cano coletor e o sistema a vácuo suga o conteúdo do vaso para dentro de um tanque. O dispositivo de sucção é eficaz e, por isto, requer pouca água para limpar o vaso. A maioria dos sistemas de sucção aciona a descarga com apenas 2 litros de água (ou menos) se comparado aos 6 litros usados em um vaso sanitário econômico e até 19 litros em um modelo mais antigo.
Acontece que os toaletes a vácuo possuem muitas vantagens, inclusive para instalações comuns:
• utilizam pouca água;
• podem usar canos coletores com diâmetro muito menor;
• podem limpar em todas as direções, inclusive a parte de cima (como o sistema a vácuo não usa a gravidade para mover a água, não há nada que detenha a operação do cano coletor);
• o fato do cano coletor não precisar ficar sob o chão significa que não é preciso quebrar o piso para instalar novos vasos sanitários;
• podem ser instalados em qualquer lugar.
Fonte: How Stuff Works
Nenhum comentário:
Postar um comentário