quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Urgente

Operação Ágata 2 interceptou 33 aeronaves na fronteira


A Operação Ágata 2 interceptou 33 aeronaves na região de fronteira do Brasil com o Uruguai, Argentina e Paraguai, sendo 27 em situação regular. As outras seis deixaram o espaço aéreo brasileiro depois da abordagem dos pilotos. A missão é cumprida por caças A-29 Super Tucano, que decolam de Maringá (PR), Dourados (MS) e Campo Grande (MS), além dos supersônicos F-5EM de Canoas (RS).
Assim como nas patrulhas na superfície realizadas pelo Exército e pela Marinha para combater delitos fronteiriços e ambientais, o objetivo da Força Aérea Brasileira (FAB) é primeiro localizar e averiguar cada avião suspeito, tudo de acordo com as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

Divulgação/FAB
Caças A-29 Super Tucano decolam de Maringá, Dourados e Campo Grande

"As medidas realizadas são para identificar se o piloto tem um plano de voo regular, se está cumprindo as ordens dos órgãos de controle do espaço aéreo", explica o Tenente Coronel André Monteiro, Comandante do Esquadrão Flecha, uma das três unidades de caça da FAB equipadas com caças A-29 Super Tucano.
Para localizar os alvos, o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) conta com a rede de radares do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), de Curitiba (PR), e com o E-99, avião-radar que consegue detectar até aeronaves voando em baixa altitude. Em contato direto com o piloto de caça, o Comando pode determinar cada uma das ações, que vão desde o acompanhamento à distância do voo até o uso das metralhadoras calibre 12,75 mm

Fonte: http://www.odiario.com

domingo, 25 de setembro de 2011

Avião com turistas cai no Nepal com 19 pessoas a bordo



Equipe de resgate cerca os destroços da aeronave. Foto: Reuters
Equipe de resgate cerca os destroços da aeronave
Foto: Reuters

Um avião transportando turistas para o Monte Everest, com 19 pessoas a bordo, caiu na manhã deste domingo enquanto estava realizando a manobra de aproximação para pousar no Aeroporto de Katmandu, no Nepal, durante um denso nevoeiro, deixando pelo menos 18 mortos, de acordo com a polícia e testemunhas. Uma pessoa teria sido resgatada viva, de acordo com informações da Associated Press (AP).
A aeronave, um aparelho B-190 da Buddha Air que estava levando 16 turistas estrangeiros e três tripulantes, caiu em Bisankunarayan, a alguns quilômetros ao sul da capital Katmandu. A polícia disse que a equipe de resgate já chegou ao local, mas não comentou sobre as vítimas.
O porta-voz da polícia local, Binod Singh, afirmou que dez dos mortos eram de nacionalidade indiana, enquanto três passageiros e os tripulantes eram nepaleses; ainda se desconhece a nacionalidade dos outros passageiros mortos. Singh detalhou que as equipes de resgate encontraram 18 corpos e um sobrevivente no local do acidente.
A agência indiana Ians eleva o número de mortos para 19, já que, segundo esta fonte, o sobrevivente morreu por causa dos ferimentos sofridos após ser internado em um hospital.
Uma testemunha, Haribol Poudel, disse à Avenues Television que o avião atingiu o telhado de uma casa. Poudel acrescentou que o tempo estava nebuloso e a visibilidade era muito baixa, de acordo com a AP. O avião levara turistas para sobrevoar o Monte Everest e outros picos da região, e estava retornando para Katmandu.
Com informações da agência EFE.

Fonte: Terra noticias 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

URGENTE VAMOS AJUDAR NÃO CUSTA NADA


O movimento de voluntários Centro Proativo (Centro de ProAtividade Voluntária) de Campina Grande, estar realizando a campanha “Você pode salvar minha vida” em parceria com o Doe Sangue PB, em prol da menina Roberta Helena Clementino Galdino “A Robertinha”. A menina tem apenas 4 (quatro) anos e é portadora de Leucemia. Descobriu a doença quando tinha apenas 2 anos e 3 meses. A garota, por sua limitação física atual não pode mais receber a radioterapia e suas opções de quimioterapia estão se esgotando, restando-lhe a busca urgente e esperançosa por um transplante de medula óssea. 

A equipe Doe Sangue PB a convite do Centro Proativo foi até Campina Grande e conheceu a Robertinha e alguns familiares. “Vê-la na UTI foi uma cena forte, entretanto, a fé reinou no ambiente, a equipe tem esperanças que ela voltará a ter uma vida normal. Segundo as estatísticas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a chance de encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil. O nosso sonho é encontrar esse doador, para que possamos vê-la brincando, correndo, sendo feliz como uma criança merece. ”, disse: Thiago Gonçalo coordenador do movimento Doe Sangue PB.

Para ajudar a Robertinha vá até ao Hemocentro mais próximo e faça o teste de compatibilidade de medula óssea. São apenas 5ml de sangue. Não se esqueça de direcionar a sua doação para Roberta Helena Clementino Galdino do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Caso sua medula não seja compatível com a de Roberta, você será automaticamente cadastrado no banco nacional de medula óssea, podendo salvar outras vidas.

Você pode ser a última esperança da vida dela! Ajude-nos a divulgar em todas as redes sociais, convide amigos, familiares, para fazer o cadastro para doação de medula óssea. 
Faça parte você também dessa corrente: #correnteDoBem e divulguem #campanhaRobertinha.

Mais informações sobre a Doação de Medula Óssea: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64

Equipe Doe Sangue PB

Boeing prevê necessidade de 400 mil pilotos e técnicos na região Ásia-Pacífico

      A Boeing prevê que a região Ásia-Pacífico necessitará de mais de 400 mil novos pilotos e técnicos para linhas aéreas comerciais nos próximos 20 anos para apoiar a modernização de frotas aéreas e o rápido aumento das viagens aéreas, informou um relatório divulgado pela companhia nesta segunda-feira.


O documento, intitulado "A Perspectiva de Técnicos e Pilotos da Boeing 2011", verificou a necessidade de 182,3 mil novos pilotos e 247,4 mil novos técnicos na região Ásia-Pacífico nos próximos 20 anos. A maior demanda estará na China, com uma necessidade de 72,7 mil pilotos e 108,3 mil técnicos durante o período.
"Os resultados da excessiva demanda de pessoal são óbvios hoje em dia. Particularmente na Ásia, algumas empresas áreas estão sofrendo atrasos e interrupções operacionais porque não têm suficientes pilotos qualificados", disse Roei Ganzarski, chefe de Atendimento ao Cliente, da Boeing Flight Services.
"Para garantir o crescimento saudável de nosso setor perante o aumento das demandas de viagem, é essencial criar a partir de agora uma rede de talentos na área de aviação que seja constituída de pessoal competente e bem treinado", acrescentou Ganzarski.
A Boeing Flight Services, uma unidade comercial do serviço de aviação comercial da Boeing, visa fornecer a seus consumidores produtos e serviços integrados para melhorar seu desempenho, eficiência e segurança, incluindo treinamentos avançados sobre eficiência e infraestrutura atualizada, operações de linhas aéreas, planejamento de voos, navegação e programação de horários.
por Xinhua

sábado, 17 de setembro de 2011

Competição aérea termina em tragédia e mata ao menos três em Nevada Redação SRZD | Internacional | 17/09/2011 09h36



Uma competição aérea que ocorreu na cidade de Reno, em Nevada (EUA), na tarde desta sexta-feira, acabou numa tragédia que deixou pelo menos três mortos e 56 feridos, de acordo com autoridades, após a aeronave ter caído.
O piloto Jimmy Leeward, que era experiente e voava desde 1975, e uma pessoa que estava em terra fazem parte do número de mortos. O avião era um caça P-51 Mustang, da época da Segunda Guerra Mundial.
O homem do tempo da "KRNV", Jeff Martinez, que estava no local, disse ter visto o avião cair com a parte dianteira direto no solo.
Triste, ele contou: "a gente via pedaços e partes por todos os lados. Ninguém acreditou". Kathy Carter, porta-voz do Renown Medical Center, confirmou mais duas mortes na tragédia.
Segundo Stephanie Kruse, porta-voz do pronto-socorro regional, há 56 pessoas feridas (13 em estado grave). A agência federal de aviação norte-americana estava no local para fazer as devidas investigações.

Canal Piloto 29 - LABACE 2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vidro trinca no ar e avião da Triple faz pouso de emergência em aeroclube.






Um avião da Trip Linhas Aéreas foi obrigado a fazer um um pouso
de emergência no Aeroclube de Bauru (329 km de SP), na manhã
desta segunda-feira, após ter o vidro da cabine trincado durante o voo.
A aeronave havia partido de Presidente Prudente (558 km de SP), feito
 uma escala em Marília (435 km de SP), e tinha como destino o aero
porto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP).
Em nota, a Trip informou que o comandante do voo 5385 fez o pouso
de emergência "por medida antecipada de segurança". O motivo
 do incidente não foi informado.
A companhia disse que todos os passageiros seguiram para São Paulo
 de ônibus. 

Fonte: Rede bom dia

domingo, 11 de setembro de 2011

Homem acusado de usar caneta laser contra avião é preso em Imperatriz


Após denúncia da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Polícia Militar prendeu um homem acusado de utilizar uma caneta laser para atingir aviões em rota de pouso no aeroporto de Imperatriz. Daniel Nascimento de Assis, de 22 anos, foi preso, prestou depoimento e foi indiciado em inquérito policial incurso no artigo 261 do Código Penal por atentado contra a segurança do transporte fluvial, marítimo e aéreo, e se condenado pode pegar pena de 2 a 5 anos de reclusão. Em caso desse tipo de ocorrência provocar acidente grave, a pena pode chegar a 12 anos de reclusão.
Segundo o coordenador de navegação aérea do aeroporto Renato Moreira, José Cássio Sousa Reis, desde o início abril pilotos da aviação comercial reclamavam de um tipo de laser que estava atingindo as aeronaves nas imediações do aeroporto. Oficialmente foram registradas cinco ocorrências desse tipo de crime.
José Cássio Reis ressaltou que nos últimos dias as ocorrências estavam se tornando rotina, sempre no período da noite, durante o procedimento de pouso, quando ocorre a chamada fase crítica do voo.
Em depoimento à Policia Civil, Daniel Nascimento Assis revelou que havia comprado há um mês a caneta laser por R$ 45,00 na cidade de Tucurui (PI) e havia realmente atingido uma aeronave da GOL com a luz por curiosidade. Ele negou que tivesse repetido o gesto em outras oportunidades, tendo afirmado que ao ser preso portava o instrumento no bolso. Para ele, a prisão foi provocada por denúncia de moradores que o viram com o instrumento.
A delegada do 4º Distrito, responsável pelas investigações, informou que há indícios de que outras pessoas também vinham jogando luz de laser contra aeronaves. A delegada alertou que além das investigações, a partir de agora, qualquer pessoa que for presa por essa acusação será autuada em flagrante delito.
Mais
A caneta laser apreendida joga um feixe de luz até uma distancia de quase 1 km. O instrumento funciona com duas pilhas tipo palito e acompanha quatro cabeças com formato diferente da luz que é da cor verde. Ao fazer uma demonstração da caneta na delegacia, a delegada se mostrou impressionada com a incidência do foco de luz que, segundo ela, realmente tem condições de ofuscar a visão dos pilotos.
Fonte: O Estado

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Parceria busca suprir a carência de pilotos no mercado

Falta de profissionais pode ficar crítica, alerta Neto
A Azul Linhas Aéreas, o Santander e a Pucrs firmaram nesta quinta-feira convênio para facilitar a formação de novos pilotos e, com isso, tentar suprir a demanda reprimida no setor. A parceria vai conceder financiamento para o curso prático exigido na graduação. Com isso, os alunos da faculdade de Ciências Aeronáuticas da universidade poderão parcelar em até 60 vezes os cursos preparatórios para a profissão.

Os estudantes selecionados para o benefício, que passarão por seleção pela Azul, terão juros a partir de 1,89% a.m. O parcelamento será feito em dois módulos: o primeiro para o curso de piloto privado e o segundo para piloto comercial, voos por instrumentos (IFR), multimotor e aviões a jato (JET).

Essa é a primeira vez no País que a iniciativa privada concede linha de financiamento para a formação de pilotos, ao passo que o ensino teórico conta com diferentes apoios. A disparidade faz 10% dos alunos atrasarem a graduação de três anos pela dificuldade em dar continuidade às aulas práticas, que são obrigatórias e chegam a somar um investimento de R$ 55 mil.

A iniciativa parte da percepção das partes envolvidas de um cenário de carência no setor. A demanda reprimida pode culminar, conforme o diretor de Operações de Voo da Azul, Álvaro Neto, em situação crítica entre o final de 2013 e o início de 2014, ainda que a taxa de novos pilotos tenha apresentado crescimento de 120% ao ano.

“Apesar de termos acabado de sair de uma crise, agora tem voltado a crescer a procura pela área”, sustentou o diretor da faculdade de Ciências Aeronáuticas, Elones Ribeiro, que acredita na parceria para garantir a formação completa para os 60 alunos que ingressam anualmente, número que deve saltar para 120 no próximo ano. A ideia é proporcionar que as aulas teóricas e práticas sejam realizadas de forma concomitante.

A parceria prevê ainda a facilidade na contratação pela Azul dos graduados que tenham passado pelo processo seletivo para obter o desconto, não havendo necessidade de uma nova seleção para as vagas disponíveis. “Reconhecemos uma formação de excelência da Pucrs e temos um laço muito grande com o Rio Grande do Sul”, justificou Neto.

Essa é a segunda parceria feita entre a Azul e a Pucrs, que em 2010 assinaram convênio que garante o ingresso dos diplomados na segunda fase do processo seletivo da companhia, sendo dispensados da triagem inicial. Se aprovados nas demais fases, eles são contratados por um período mínimo de dois anos como copilotos.

Fonte: JC   Link http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=72500

Controladores perdem o juízo.

Imagens Aéreas HD

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Enquete Finalizada

Durante alguns dias o  SBKGAIR lançou uma enquete, a título de curiosidade sobre qual destas aeronaves são mais seguras BOEING ou AIRBUS?, e a opinião da maioria foi o Boeing.


Obrigado a todos que participaram deste enquete ate a próxima. 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Emirates negocia com Infraero para operar com avião gigante em SP


 Emirates Airlines consultou a Infraero sobre a possibilidade de operar voos com o Airbus A380, maior avião comercial do mundo, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, segundo informações da assessoria de imprensa da empresa. 
"O Brasil é um destino muito importante para a Emirates e esperamos trazer o A380 para São Paulo quando for o momento correto", disse a empresa árabe, lembrando que tem 75 aviões do modelo encomendados com a Airbus e sempre procura novos aeroportos para operar.
Avião gigante pode operar em Guarulhos
Avião gigante pode operar em Guarulhos
A Infraero disse, por meio de sua assessoria, que o aeroporto de Guarulhos tem condições de receber chegadas do A380, contudo teria que fazer pequenos ajustes na pista. 
A Airbus trouxe, em 2008, o modelo para o Brasil para fazer testes e o aeroporto paulista recebeu o avião. A Emirates afirmou que ainda não tem possíveis destinos, expectativas ou especulação de datas para o processo de liberação.

Helicóptero que realizava resgate de vítima de acidente grave no Anel Rodoviário cai em Belo Horizonte.

  crédito: Wellington Barbosa/EM/D.A. Press Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), envolvido no resgate de uma vítima do sério ...