sábado, 16 de julho de 2011

O modelo LET 410 tem histórico de 104 acidentes


O mais grave envolvendo o LET 410 aconteceu na Rússia, matando 24 pessoas. No Brasil, já houve um no Rio de Janeiro, com 19 mortes. Piloto se queixava de problemas nos motores dos aviões da empresa nordestina

O modelo de aeronave que caiu na manhã desta quarta-feira (13), após decolar do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, já possui histórico de um acidente com 19 mortes no Brasil, ocorrido em 2006.

A tragédia envolvendo o LET 410 da companhia aérea TEAM aconteceu durante um voo que decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a Macaé, no interior do estado. O avião atingiu uma região montanhosa da Serra de São João ao enfrentar um mau tempo. Na ocasião, não foi constatada falha no equipamento.

O LET 410 é um turbo-hélice de fabricação tcheca, projetado em 1966. Segundo a Fundação internacional de Segurança de Voo, até hoje, foram registrados 104 acidentes com este tipo de aeronave em todo o mundo. O mais grave ocorreu em 1993, na Rússia, quando um LET 410 operado por uma empresa local caiu após decolar com sobrepeso de 850 kg, matando 24 pessoas. Outra tragédia, de causas ainda desconhecidas, aconteceu em 2003, no Haiti. Segundo informações da organização internacional, o piloto da Tropical Airways pediu para retornar ao aeroporto da cidade de Cabo Haitiano por problemas na aeronave, mas ela caiu em um canavial ao fazer o retorno, matando os dois tripulantes e os 19 passageiros.

Piloto reclamava de falhas nos motores

O piloto do voo da empresa Noar, que caiu no Recife, matando 16 pessoas, estava substituindo um colega que não pôde trabalhar. Sem dar mais detalhes, o irmão do comandante disse que ele se queixava de problemas nos motores das aeronaves da Noar.
  
O colunista de aviação do caderno Vrum, do Estado de Minas, Antônio do Nascimento, diz que ainda é muito cedo para apontar uma possível causa da queda, mas que é certo que houve falha do equipamento. "Uma série de fatores pode ter contribuido para o acidente, mas houve uma falha mecânica, que pode ter sido causada por problemas no abastecimento, por exemplo", informa. Ele diz que antes do primeiro voo do dia é necessário drenar o tanque de combustível do avião (com capaidade para 1.290 litros) para que o combustível não se misture com impurezas e água e se isso não for feito com cuidado pode contaminar o combustível, levando a parada total ou parcial dos motores. "Geralmente os pilotos são instruídos a operarem a aeronave - em situações atípicas - com apenas um motor em funcionamento, mesmo que o avião esteja com carga máximo, porém, se estiver acima do peso, apenas um motor pode não segurar o voo", explica o colunista sobre uma das possíveis hipóteses.

O Comando da Aeronáutica informou a cronologia das ocorrências com a aeronave de matrícula PR NOB e os contatos com o órgão de controle de tráfego aéreo:

6h51min00s – decolagem da pista 18 do aeroporto do Recife.

6h51min55s – o piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que tentaria pousar na cabeceira 36, no sentido contrário ao da decolagem.

6h53min57s – o piloto informou que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

6h54min18s – perda do sinal da aeronave na tela do radar.

O LET 410 é usado em todo o mundo, essencialmente em voos regionais. Sua configuração de asas altas (acima da fuselagem) permite a operação em pistas curtas.
LET 410 possui capacidade para no máximo 20 passageiros (Reprodução da internet/fdmsecure.com/tortug/fleet.jsp)
LET 410 possui capacidade para no máximo 20 passageiros
Fonte desta noticia: http://www.vrum.com.br

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