domingo, 11 de setembro de 2011

Homem acusado de usar caneta laser contra avião é preso em Imperatriz


Após denúncia da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Polícia Militar prendeu um homem acusado de utilizar uma caneta laser para atingir aviões em rota de pouso no aeroporto de Imperatriz. Daniel Nascimento de Assis, de 22 anos, foi preso, prestou depoimento e foi indiciado em inquérito policial incurso no artigo 261 do Código Penal por atentado contra a segurança do transporte fluvial, marítimo e aéreo, e se condenado pode pegar pena de 2 a 5 anos de reclusão. Em caso desse tipo de ocorrência provocar acidente grave, a pena pode chegar a 12 anos de reclusão.
Segundo o coordenador de navegação aérea do aeroporto Renato Moreira, José Cássio Sousa Reis, desde o início abril pilotos da aviação comercial reclamavam de um tipo de laser que estava atingindo as aeronaves nas imediações do aeroporto. Oficialmente foram registradas cinco ocorrências desse tipo de crime.
José Cássio Reis ressaltou que nos últimos dias as ocorrências estavam se tornando rotina, sempre no período da noite, durante o procedimento de pouso, quando ocorre a chamada fase crítica do voo.
Em depoimento à Policia Civil, Daniel Nascimento Assis revelou que havia comprado há um mês a caneta laser por R$ 45,00 na cidade de Tucurui (PI) e havia realmente atingido uma aeronave da GOL com a luz por curiosidade. Ele negou que tivesse repetido o gesto em outras oportunidades, tendo afirmado que ao ser preso portava o instrumento no bolso. Para ele, a prisão foi provocada por denúncia de moradores que o viram com o instrumento.
A delegada do 4º Distrito, responsável pelas investigações, informou que há indícios de que outras pessoas também vinham jogando luz de laser contra aeronaves. A delegada alertou que além das investigações, a partir de agora, qualquer pessoa que for presa por essa acusação será autuada em flagrante delito.
Mais
A caneta laser apreendida joga um feixe de luz até uma distancia de quase 1 km. O instrumento funciona com duas pilhas tipo palito e acompanha quatro cabeças com formato diferente da luz que é da cor verde. Ao fazer uma demonstração da caneta na delegacia, a delegada se mostrou impressionada com a incidência do foco de luz que, segundo ela, realmente tem condições de ofuscar a visão dos pilotos.
Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Helicóptero que realizava resgate de vítima de acidente grave no Anel Rodoviário cai em Belo Horizonte.

  crédito: Wellington Barbosa/EM/D.A. Press Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), envolvido no resgate de uma vítima do sério ...